ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

Orientação direcionada a ação em situações pontuais

O que é?

O aconselhamento é o processo por meio do qual "se dá oportunidade aos clientes de explorarem preocupações pessoais; esta exploração conduz a uma ampliação da capacidade de tomar consciência e das possibilidades de escolha". Esse processo é de curta duração, com foco na resolução dos problemas e questões do presente, e ajuda a pessoa a remover os obstáculos ao seu crescimento, auxiliando os indivíduos a reconhecerem e empregarem seus recursos e suas potencialidades. A psicoterapia, pelo contrário, estaria mais relacionada a mudanças na estrutura da personalidade, envolvendo uma autocompreensão mais intensa. O conselheiro contribui com fornecimento de informações, exame e reflexão sobre situações conflitantes vivenciadas pelo cliente, o reconhecimento e a exploração de recursos e capacidades pessoais do aconselhando.

O que pode te ajudar: aconselhamento ou psicoterapia?

A diferença básica poderia ser sumarizada em três elementos: (a) no tempo requerido em cada um dos processos; (b) no grau de aprofundamento proporcionado por cada técnica; (c) no tipo de problema trazido pelo cliente, se mais situacional ou de caráter mais permanente, ligado a alguma patologia ou desconforto emocional.

Ponto Principal para o aconselhamento.

É necessária intensa experiência de trabalho, que significa que o aconselhamento, mesmo sendo breve, deve ser intenso e envolver um árduo trabalho tanto do profissional como do cliente no sentido de se atingir os objetivos delineados no início do processo.

Como funciona?

Informações são colhidas antecipadamente pela profissional por meio de questionário respondido pelo cliente. Assim, detalhes importantes já são coletados e estudados pela profissional antecipadamente permitindo que o trabalho seja breve e direcionado. Acontece em uma sessão de 1:30 h.

Sobre a profissional.

A profissional possui 17 anos de experiência em aconselhamento e psicoterapia. Tem Mestrado e Doutorado na área da Educação. Professora de Psicologia em cursos de graduação e pós-graduação a 10 anos com supervisão de clínica, demonstrando vasto conhecimento na área.